sábado, 15 de novembro de 2014

Vestiu rubro negro não tem pra ninguém !

119 anos..
Aposto que os seis jovens remadores, em 1895, não acreditavam que o seu grupo de regatas chegaria onde chegou, com o status de mais querido do Brasil. Mesmo sendo originado a partir de atletas do Fluminense, com o tempo o Flamengo foi crescendo, ganhando títulos, se tornando cada vez mais importante até chegar ao posto de maior potência do futebol carioca. Por mais que os torcedores dos outros times digam que não, é inegável a superioridade rubro-negra em relação aos seus rivais mais próximo e essa superioridade não foi recebida, sorteada, mas sim conquistada, com muita luta, o que fez do flamengo ser o que é nos dias de hoje, com todas as suas conquistas, com toda a sua torcida fazendo o clube da gávea merecer o respeito que tem por parte de todos.
Mesmo não tendo visto a geração mais vitoriosa da história do Flamengo, com o seu dream team, é impossível não fazer a questão de exaltar tudo o que foi conquistado nesta época, principalmente a libertadores e o mundial, em 1981, time que foi aproveitado, e muito, para ajudar a seleção que disputaria a copa do mundo no ano seguinte, que até hoje é lembrada pelo seu futebol e por alguns considerada a maior de todos os tempos, mesmo que não tenha conquistado o tetra á época, tendo como seu principal jogador, ninguém mais, ninguém menos que: ZICO.

No flamengo, quando alguém chega ao patamar que Zico chegou, deixa de ser apenas um ídolo comum, que agrada apenas aos torcedores do seu time e com o passar do tempo cai no esquecimento, ele entra num estágio, que é admirado não só pelos torcedores do seu time, não só pelos torcedores que o viram jogar, mas também por pessoas que nasceram depois do Galinho ter pendurado as chuteiras e me arrisco a dizer que essa admiração persistirá até para o que ainda não nasceram. Mas também, talvez o mais impressionante seja o fato de que Zico é admirado também pelos torcedores rivais, , que abrem mão um pouco da rivalidade (o que é quase impossível) para elogiar o eterno camisa 10 da gávea. É impossível falar do Flamengo sem falar do Zico, mesmo sem ter o prazer de vê-lo jogar, o que é uma pena.
Mas mesmo sem ter visto o maior jogador da história de seu time, não sobram aos flamenguistas motivos para se orgulhar do time que torcem, como por exemplo:
-A conquista do Tricampeonato carioca em cima do Vasco, com o histórico gol do Pet,

-O "hexa na raça" sob os comandos do sérvio mais amado do Brasil (novamente) e Adriano Imperador.

-Além das conquistas da copa do Brasil, em 2006 (esta sobre o Vasco, de novo) e 2013.
Deixando de citar alguns célebres momentos recentes, como o Flamengo de 2004 que levantava a poeira no maracanã ou o bonde do mengão sem freio que faturou o campeonato carioca sem perder uma única partida e a grande arrancada do campeonato brasileiro de 2007, tirando o time da zona de rebaixamento e terminando o campeonato em terceiro lugar, tudo isso com muita "Raça, Amor e Paixão", sem falar no episódio do chororô em respeito aos amigos leitores botafoguenses.
Mas nem só de momentos felizes viveu a torcida flamenguista, foram diversas brigas que pareciam infindáveis contra o rebaixamento, muitas decepções que beirassem o ridículo, como:
-Os maracanazos vividos contra América do México e Santo André

-Bruno que foi de melhor goleiro do Brasil à presidiário no caso Eliza Samúdio.
Entre outras histórias que não valem a pena serem citadas. Mas como diz o bordão que já se popularizou  até em outros clubes: Se não é sofrido, não é flamengo.
Somam-se a esses aspectos algumas questões peculiares como toda a inveja dos torcedores rivais, evidenciada na alegria que toma conta da torcida batizada como "Arco-íris" a cada derrota do flamengo ou quando numa croda de conversa você vê que torcedores de times rivais estão concordando em opiniões e até mesmo somando argumentos, pelo simples fato de um flamenguista ter começado a citar todas as conquistas do seu clube. Vão falar que foi a arbitragem (claro, quando o erro é a favor do flamengo, quando é contra ninguém vê), vão falar que foi emissora de televisão, enfim... vão falar de TUDO, mas o orgulho de ser rubro-negro não vai acabar nunca.. Virão momentos difíceis, virão títulos, virão ídolos e fracassos, mas o Flamengo fica.
"Os anos passam, se passam os jogadores mas fica tu flamengo e eu não paro de te amar"

Um comentário:

  1. Sábias palavras mano, hahaha mandou muito bem!!!! Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!!!

    ResponderExcluir