domingo, 23 de novembro de 2014

O campeão voltou!!!!! Pra ficar?


O Vasco neste último sábado conseguiu o tão sonhado retorno à série A do campeonato brasileiro. Não deixa de ter feito sua obrigação, seu dever de casa, um clube deste tamanho não pode viver momentos como esses, que acumularam dois rebaixamentos em um espaço de tempo tão curto. Por falar em obrigação, acredito que a obrigação inicial, pelo menos por parte da torcida, fosse o título, uma vez que o Vasco era o principal time da competição, além do fato de recentemente, todos os Grandes que caíram, voltaram à principal competição do país de forma tranquila, antecipada, às vezes até com sobras e, principalmente, sagrando-se campeãs!
Antes desse período de crise, o Vasco era dirigido por Eurico Miranda, o folclórico presidente, que popularizou o "Clássico dos milhões" tirou um pouco a imagem do Fla x Flu como maior clássico do Rio de Janeiro, conquistou inúmeros títulos à frente do cruzmaltino e se envolveu em inúmeras polêmicas em virtude de sua índole tão contestada pela grande maioria (que não cabe a minha pessoa julgar, até porque nao sou jornalista, não sou fofoqueiro, não sou investigador e me considero muito novo pra morrer por aí de bobeira rs que risada sem graca.), que no final de seu mandato ficou marcado por alguns episódios como a venda precoce de Phillipe Coutinho (Pra Internazionale, hoje jogando no Liverpool e na seleção principal) , uma das maiores promessas das categorias de base vascaína que poderia render muito, tanto dentro de campo quanto aos cofres numa venda realizada mais a frente; como também o aumento galático da multa rescisória de Alex Teixeira, outra promessa, o que o levou ao apelido de "O homem de 100 milhões de reais"; além de tantas outras histórias curiosas que o homem do charuto viveu como presidente.
Com o desgaste por causa de tantas polêmicas, Roberto Dinamite, eterno ídolo vascaíno (até então) resolveu se candidatar à presidência, no intuito de colocar ordem na casa, organizar a bagunça que se encontrava, mas como diria o ditado: de boas intenções o inferno está cheio!

E se Roberto tinha boas intenções, em pouquíssimo tempo conheceu o inferno, o mandato do Eurico se foi, ficou um rombo gigante nos cofres do Vasco e toda a proposta de arrumação foi por água abaixo com o rebaixamento de 2008, seu primeiro ano como mandatário do gigante da colina, retornando à elite logo no ano seguinte. Em 2011, talvez Roberto Dinamite tenha vivido seu principal momento à frente do clube, com o título da copa do Brasil e no brasileirão uma briga pelo título que durou até o fim da competição quando conquistou o Vice campeonato. No ano seguinte, ainda com um grande time que contava com Dedé, que no ano anterior havia recebido o status de Mito, Juninho Pernambucano, Diego Souza (que teve o gol da classificação aos seus pés e desperdiçou), o Vasco chegou na libertadores e após fazer uma boa campanha acabou sendo eliminado pelo Corinthians que conquistaria posteriormente seu título da principal competição do continente e após essa eliminação, o Vasco caiu de produção, vendeu seus principais jogadores sem repor as peças, as belíssimas apresentações foram se tornando cada vez mais raras até que em 2013 o time mais uma vez foi rebaixado após uma campanha medíocre durante todo o brasileiro.

2014 veio, o Vasco se reforçou do jeito que foi possível, montando um time que na minha opinião era mais forte que o do ano anterior, chegou à vice colocação no campeonato carioca, perdendo para o arquirrival Flamengo aos 46 minutos do segundo tempo, quando a sua torcida já soltava seus gritos de Olé, com o 1x0 no placar, que parecia o placar definitivo.
Na campanha da série B, o futebol apresentado em 2009 não se repetiu e o caminho até a confirmação do acesso foi complicado, acumulando partidas ruins, vaias e insatisfação por parte da torcida por inúmeras ocasiões. Com o lançamento da candidatura de Eurico Miranda, a torcida vascaína o abraçou de uma forma que passa a impressão de que se a coisa era ruim com ele, sem ele só piorou e talvez por isso, a partir de 2015 entre estará de volta, com o Vasco na primeira divisão nacional.
De lição para Roberto Dinamite fica que seu lugar no Vasco deveria ser de eterno ídolo, não de presidente odiado pela maioria. De lição para a torcida fica que não é qualquer um com o coração bem intencionado (até que se prove o contrário) pode chegar e administrar um clube da magnitude do Vasco da Gama.
E por último, fica um recado a todos vascaínos, sejam bem vindos de volta ao Brasileirão, venham com com pensamento de time grande, ser campeão independente do adversário que encontrarem e não abracem o discurso minúsculo do novo presidente de vocês de chegar pra ganhar do Flamengo. O Vasco é muito mais que 'o time que vem pra correr atrás do flamengo', esse pensamento só mostra um reconhecimento de inferioridade em relação ao rival. Não façam isso, pega mal para vocês mesmos "ta feio, ta escroto" DIAS, L. 2013.


Sejam bem vindos de volta!

Um comentário:

  1. kkkk...e foi o q realmente acontenceu, só veio pra ganhar do Flamengo e mais nada...Eles não aprendem.

    ResponderExcluir