sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Só restou a estrela solitária

Até onde vai a crise no Botafogo?


No ano passado, começou de cara vencendo o campeonato carioca, o que já sabemos que deixa qualquer botafoguense extremamente entusiasmado e confiante para o que ano que se segue após a conquista, especialmente da forma que foi conquistado o título, jogando muito bem e levando os dois turnos.
Mas a história que os botafoguenses estavam acostumados - começar um brasileiro embalado, perder o fôlego ainda no começo e brigar por uma posição honesta na tabela - em 2013 não aconteceu. O time jogou bem, a torcida se empolgou com o bom futebol apresentado, o botafogo era sim um forte candidato ao título brasileiro, com Seedorf atuando como verdadeiro maestro no meio de campo, aparecendo em verdadeiras atuações de gala em algumas partidas contra adversários diretos, com um time competitivo e entrosado e com um surgimento de um novo xodó (Esse que tinha tudo pra se firmar e não ser um "novo Caio"), Vitinho, que além de dribles e arrancadas, tinha uma excelente finalização, que enchia os botafoguenses com a promessa que estava, aos poucos se tornando realidade.

Porém com a venda de Vitinho e de alguns outros jogadores, como Fellype Gabriel, que depois de muito contestado se firmou no alvinegro, o time perdeu o fôlego, foi eliminado para o Flamengo tomando uma goleada de 4x0 em pleno maracanã e nesse momento também perdeu a chance de disputar o título com o cruzeiro (Depois de uma derrota para o time mineiro, com direito a pênalti perdido pelo camisa 10 holandês. Que mesmo se num perdesse acho que não chegaria, mas..) mas mesmo assim conseguiu se classificar para a primeira fase da libertadores (ou "pré-libertadores"),  o ano de 2014 prometia (e tá cumprindo a promessa, de uma forma um pouco diferente).

O ano de 2014 chegou, o botafogo simplesmente esqueceu que disputava o campeonato carioca, dando total atenção à busca pelo título da libertadores e o sonho começou da melhor forma possível, com o time dando show no maracanã lotado (sim, lotado.. mais de 50 mil pessoas), vencendo por 4x0 o Deportivo Quito. Mas de repente a situação começou a mudar, o começo da fase de grupos foi muito bom, com a primeira colocação do grupo e de repente, as derrotas vieram e com elas uma desclassificação na primeira fase, não bastasse isso, fez a sua pior campanha na história do campeonato carioca e o brasileiro ainda estava por vir.
Com o começo do campeonato nacional, as derrotas começaram a se acumular, Emerson Sheik vinha sendo o principal jogador do time no ataque, enquanto na defesa, conta com Jefferson, que está sempre salvando o time, convocado para a copa do mundo (Sendo reserva do Julio Cesar, goleiro de confiança do técnico Felipão, SÓ do técnico Felipão) e acostumado a ser o único jogador a ser aplaudido em meio a tantas vaias que o time sofria, por conta de suas frequentes defesas milagrosas e declarações e amor ao time, mesmo com os problemas vividos.
Não bastassem as derrotas do time fraco que ficou nas mãos do Vagner Mancini, uma crise se instalou, os salários atrasados se acumulando, o time cada vez mais insatisfeito com a situação, mas mesmo assim os jogadores seguiram jogando (pela torcida, pela honra, não sei) onde a cada vitória adotava-se um discurso de "Mesmo com todos os problemas, contra tudo e contra todos conseguimos a vitória"e após cada derrota, os problemas voltavam à tona.
E um novo episódio se iniciou nesta sexta-feira (3 de outubro), o presidente do botafogo, simplesmente tomou uma decisão sozinho e demitiu 4 jogadores (Emerson Sheik, Edilson, Bolívar e Julio Cesar), todos com experiência no time titular (Emerson e Bolívar, titulares absolutos, praticamente) e possíveis líderes dentro do elenco.

Agora o botafogo tem quase um turno pela frente com muitos jogos difíceis por vir, sem 4 jogadores importantes, com salários atrasados, com a conhecida desconfiança da torcida (que já é famosa por não comparecer aos estádios) e principalmente, com o sério risco de rebaixamento, o que tornaria 2014, um ano (se não "O ano") pra se esquecer no, até então, glorioso. Mas só uma palavra, um lema, uma filosofia se encaixa pro botafogo no momento: Vitória, formando um  trocadilho sensacional com o próximo adversário.
E aí, será que cai? Será que fica? O que acontecerá com os que se foram? e com os que ficaram? Será que a torcida vai apoiar o time ?
Cenas dos próximos capítulos....

4 comentários:

  1. Bom texto... classico na segundona? Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei.. Acho que o Vasco tomou vergonha na cara e volta..

      Excluir
  2. Na boa, não vejo salvação para o Botafogo, e não falo em evitar o rebaixamento, ser rebaixado seria até natural se não, essencial para o Botafogo voltar aos trilhos, mas a crise vai além do rebaixamento. É um clube afundado em dívidas a qual nem com a força da torcida (Se tivesse), ajudaria sair de tal situação financeira, é bem diferente que o Flamengo por exemplo, onde se ter um pouco de organização, administração, estrutura e ajuda da torcida, sai da "confusão" (Salve pôfessor) financeira.Logo, porém, entretanto, todavia, se não aparecer um ricaço e comprar o Botafogo, vejo um futuro americano (Vulgo mequinha) não tão longe.

    ResponderExcluir
  3. Crise sem fim mesmo, muito bom o texto.

    ResponderExcluir