domingo, 12 de outubro de 2014

AQUI NÃO!


Num campeonato estupidamente dominado pelo cruzeiro, uma coisa inusitada aconteceu no maracanã nesta tarde de domingo dia das crianças: O predador do campeonato foi presa fácil!
E tudo começou de uma forma, no mínimo curiosa, e te direi porque:
Egídio, que deu certo em todos os times que jogou, menos no time que o formou, curiosamente o Flamengo, perdeu uma bola daquelas imperdíveis, saída pro jogo, defesa desguarnecida e desarmado pelo limitado e esforçado Márcio Araújo, deixando sua lateral aberta pro Alecsandro cruzar e pro melhor zagueiro de todos os tempos em 2011, ídolo da torcida do gigante da colina (que no momento disputa a segunda divisão do campeonato brasileiro), fazer um gol contra, abrindo o caminho da vitória..
E realmente por ali foi o caminho, não é a toa que Luxemburgo logo no intervalo colocou o Gabriel pra aprontar uma correria pela meia direita do flamengo e após sofrer uma pressão inicial por parte do cruzeiro, logo o flamengo fez o segundo gol, numa nova (e gigante) bobeira, dessa vez do bom zagueiro Manoel e também pelo lado esquerdo, Canteros foi agraciado com um gol e o futuro campeão brasileiro acusou o golpe de tal forma que praticamente no lance seguinte, o flamengo chegou ao terceiro com Gabriel, em nova jogada com liberdade pelo lado esquerdo da defesa do cruzeiro. Depois disso o flamengo só teve o trabalho de movimentar a bola de um lado para o outro, com gritos de olé sendo ouvidos 20 minutos antes do apito final.
Mas se por um lado a vitória deu alívio e até ânimo pro flamengo, o cruzeiro deve se atentar um pouco mais para essa reta final, uma equipe que se notabilizou pelo jogo coletivo, que perdeu 2 jogadores (sim, os principais) e por muitas vezes se mostrou uma equipe perdida dentro de campo. Muitos erros de passes, muitas jogadas que não condizem com o time que é, de longe, o mais organizado do Brasil. Além do fato de com erros individuais do Marcelo Moreno, o cruzeiro jogou fora uma oportunidade de virar um jogo e aumentar manter sua larga distância em relação aos outros "candidatos ao título". Continuo vendo o time do cruzeiro como campeão brasileiro, não acredito que uma crise chegue na toca da raposa, as vitórias parem de acontecer e o time perca o gás na reta final, este time não aparenta que vá dar um mole desse tamanho. Quanto ao Egídio, a grande pedra no seu sapato talvez seja a camisa, a torcida, o maracanã enfim, qualquer coisa relacionada ao Flamengo, que justifique a queda de rendimento do seu futebol, mas isso já não é mais problema nosso.
A estreia do Anderson Pico, que tem tudo pra disputar uma vaga com o inconstante João Paulo, foi uma boa novidade pra lateral esquerda do Flamengo. Alecsandro pareceu estar menos preocupado com reclamar, se jogar, querer apitar os jogos e procurou jogar futebol, que é o que ele sabe fazer, dentro de suas limitações. A zaga do flamengo continua sendo um setor que passa um pouco de segurança, principalmente pelo fato de um zagueiro titular sair contundido no primeiro tempo e o seu reserva entrar e não comprometer, isso é um ponto muito positivo tanto no jogo de hoje, quanto para campeonatos de longa duração, como o Brasileirão. Luxemburgo foi preciso nas alterações, tirando Eduardo da Silva com a técnica que a torcida flamenguista está se acostumando a ver e colocando Gabriel, julgando que o flamengo poderia crescer muito mais explorando a má atuação do Egídio, experiência que ao final do jogo vimos que deu certo; além de colocar Muralha pra jogar, jogador que foi titular com Luxemburgo na libertadores de 2012, que fez boas partidas, apesar da eliminação precoce e medíocre e que tornou a acontecer esse ano, só que dessa vez, as boas atuações não vieram, os lançamentos de trivela pararam de sair certos, fazendo com que ele perdesse a confiança dele mesmo, dos treinadores, da torcida e o colocando no fim da fila novamente, tendo que começar tudo do zero e nada melhor pra recomeçar esse caminho que entrando em um jogo ganho pra adquirir confiança e poder ser útil em tempos futuros. E parabéns ao Canteros, um jogador que chegou como desconhecido, vem conquistando seu espaço no time e com a torcida que dessa vez foi premiado com um gol, não foi de falta ainda, mas é sempre bom jogar bem na sua posição e fazer bem feito quando vai ao ataque.
Se o Cruzeiro fez a sua pior partida nesse brasileirão eu não sei dizer, mas posso dizer que o Flamengo nada tinha a ver com isso. Venceu e venceu bem, dando tranquilidade e confiança na preparação pros últimos 90 minutos diante do América de Natal, que já deixou claro que não tem medo de jogar no maracanã. Cenas dos próximos capítulos.
Foi pra cima deles Mengo !
Espalha pra Geral

Um comentário: