sábado, 25 de outubro de 2014

Foi só o primeiro 'El Clasico' da temporada !

Mesmo torcendo pro Barcelona, não dá pra deixar de admirar e ficar encantado após um Real x Barça como esse. Que jogo!!! Por jogos como estes (e todos os outros), esse clássico é considerado o maior jogo de futebol do mundo.
Ingredientes não faltam, além da rivalidade histórica, é um jogo que sai das 4 linhas, passa pela política, dá um pulo nas declarações polêmicas, flerta com as reclamações de arbitragem e como se não bastasse isso, põe a frente os dois melhores jogadores da geração, dois craques que desde 2008 tomaram conta do prêmio de melhor jogador do mundo, sem dar espaço pra outros jogadores que venham a surgir e claro que gera uma discussão interminável: Quem é o melhor entre Messi e Cristiano Ronaldo? Uma pergunta que poderia ser respondida com um "tanto faz, o que importa é que os dois jogam muito" mas, infelizmente não é o que acontece e azar de quem é fã de um não se dá o trabalho e perde os espetáculos protagonizados pelo outro (que é o meu caso, sem dúvida nenhuma). Infelizmente também, foi o fato de nenhum dos dois não terem feito hoje partidas brilhantes pelos seus times.. Messi errando muito, sem intensidade na chegada  ao ataque  e por muitas vezes se acomodando diante da marcação madrilenha e Cristiano com poucas finalizações, muitas tentativas de cavadas de falta e pênalti, além de muitos erros em jogadas cruciais, tendo salvo sua atuação por marcar o gol de empate, de pênalti. Mas isso só aumenta o espetáculo, quando as principais estrelas não brilham, outros candidatos a protagonistas surgem na partida.

No caso do Real, talvez o grande destaque tenha sido o jogo coletivo, tão pouco visto em outras épocas, o time da capital espanhola encontrou uma forma de jogar coletivamente sem depender apenas dos lampejos de CR7, Toni Kroos que acabou de chegar, se juntou com o modric no meio de campo do Real e controla toda a criação da equipe, com precisão nos seus toques e organização na transição da defesa para o ataque; James Rodriguez chegou, não rendeu o esperado nas primeiras rodadas e com o passar do tempo vem vencendo a desconfiança e começa a acumular boas apresentações com a camisa 10; Benzema que luta pra chegar ao status de unanimidade desde quando disputava vaga com o fraquíssimo Higuaín sempre muito perigoso, não se omitindo nos clássicos e não desperdiçando chances preciosas, como a que recebeu hoje, parece que dessa vez ele enfim se firmou como atacante titular do Real Madrid, sorte do time. O ponto fraco continua por conta da defesa, que por vezes vem tomando gol nos primeiros minutos Pepe e Sergio Ramos não conseguem fazer partidas impecáveis, sem cochilar em alguns momentos ou entregar o ouro em outros, o mesmo vale para Carvajal e pra Marcelo (que não tem a mínima vocação para defender), mas hoje, mesmo com a falha inicial, a defesa do Real conseguiu segurar o tão esperado ataque barcelonista.

O Barcelona por sua vez começou o jogo se sentindo em casa e com 3 minutos, Suárez na sua estreia mostra o que tem guardado no seu repertório, dando passe pra Neymar abrir o placar e quando todos esperavam que era só o início, a frustração veio, porque aquilo foi tudo que poderia acontecer de bom no novo trio de ataque azul-grená. A falta de intensidade vista contra Ajax e PSG se repetiu mais uma vez, em alguns momentos, a equipe está extremamente ligada no jogo, criando oportunidades com trocas de passes rápidas e muita movimentação e em outras ocasiões se mostrando um time apático, sem o mínimo compromisso com o resultado e mesmo com a chegada de técnico novo, reforços defensivos, o grande problema do Barcelona continua sendo a bola aérea, o que times com jogadores altos e bons nesse tipo de jogada (como o Real Madrid) usam e abusam nos confrontos e hoje não foi diferente. Luis Enrique vem fazendo um bom trabalho a frente do time catalão, mas não deu pra entender a opção pela titularidade de Xavi, que já não vem jogando bem há alguns meses e por toda a temporada tem estado muito mais no banco de reservas que começando os jogos, não precisa ser especialista pra ver o perigo que correria colocando-o pra iniciar o jogo, deixando Rakitic (que vem jogando bem) como opção pro decorrer da partida e como esperado, o capitão pós-puyol em nada acrescentou na equipe e quando o professor resolveu acertar seu meio de campo, Rakitic entra e erra um cruzamento do escanteio, o real tenta puxar o contra ataque e Iniesta, entrega uma jogada ganha, jogando dando um banho de água fria em qualquer reação que pudesse vir a acontecer. Resta ao Barcelona analisar tudo o que errou contra o seu maior concorrente no campeonato pra acertar sua temporada, tanto no espanhol, quanto na champions.
Achei válido um momento só pra dois jogadores que foram destaques muito positivos na partida:
Isco, que chegou com um status de promessa, não jogou pelo Real como jogava pelo Málaga, onde se destacou e se viu encostado num time que tinha Di Maria, Bale, Modric titulares sem oferecer chances para uma possível concorrência, para esta temporada chegaram Kroos e James, mas com uma oportunidade num jogo desta dimensão, Isco confirma a sua boa fase, talvez um novo começo pra sua carreira, vamos esperar.
E Mascherano, o zagueiro do barcelona / volante da seleção argentina, acumula boas atuações faz tempo, do violento e desleal jogador do Corinthians, ficou apenas a vontade e agora seus carrinhos são muito mais precisos, raramente perde um confronto mano-a-mano e quando o Real Madrid parecia desenhar uma goleada, o cão de guarda argentino salvou o Barcelona em alguns momentos, enquanto seu companheiro Piqué continuava a desfrutar de um de seus piores momentos na carreira, palmas pra el jefecito.
No mais é isso, 3x1 pró-Real, um jogo pros amantes do futebol não colocarem defeito.
Segundo turno tem mais, o campeonato espanhol promete!!!


Um comentário:

  1. Parabéns Peçanha pelo seu trabalho ta escrevendo muito bem o post ficou super legal ...
    Sucesso bj

    ResponderExcluir