segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Adeus ano velho...


Mais um ano vai chegando ao fim, o primeiro ano com a Resenha do Peçanha no ar. Um ano que vai e num vai deixar saudade pra muita gente, futebolisticamente falando; Alemães, Cruzeirenses, Madridistas talvez lembrem-se com um largo sorriso no rosto do ano de 2014, porém essa não é a realidade de outra parcela da população. Então meio que relembrando o que foi destaque no ano, resolvi fazer essa postagem dividindo os fatos mais marcantes pelas competições que mais repercutiram por aqui.

Campeonato Carioca
O flamengo conquistou pela 33ª vez o título estadual, após uma final polêmica e que até hoje rende discussões e lágrimas em qualquer conversa sobre futebol, o flamengo conseguiu o título após um empate em 1x1 com gol de Marcio Araújo em posição irregular aos 45 minutos do segundo tempo. Infelizmente o gol saiu desta forma, fazendo parecer que o flamengo não mereceu conquistar o título (mesmo com o Vasco tendo feito gol irregular na primeira partida da final, que tem o mesmo peso que a segunda, mas enfim..). O grande destaque desse campeonato carioca foi o botafogo, sim, um destaque negativo, um clube de tradição que ultimamente vem brigado bastante pelo título estadual e que esse ano simplesmente abdicou dessa competição dedicando-se exclusivamente à Taça Libertadores, cujo final da história já conhecemos, como já foi visto aqui mesmo e com o rebaixamento ao fim do Brasileirão. Pra 2015 fica o aviso: Campeonato carioca é um título importante sim! Gritar "É campeão!" não faz mal a ninguém, vai por mim.

Copa do Brasil

Vencida pelo time mais copeiro do país na atualidade, o a equipe que consegue jogar 90 minutos a 250 km/h, com a correria de Luan, a visão de Dátolo, o talento de Diego Tardelli e, claro, os laterais de Marcos Rocha aliados à altura de Leonardo Silva, o Atlético Mineiro conquistou o título merecidamente, depois de reverter o placar contra Corinthians e Flamengo, de forma heroica e dando uma verdadeira aula de futebol, o galo não poderia ter um rival melhor para a fazer a final: Cruzeiro, seu arquirrival e atualmente (na minha modesta opinião) o melhor time do Brasil, o time de Levir Culpi não se abateu e buscou o título, vencendo o primeiro jogo por 2x0 e na segunda partida, tão esperada pelos fãs de futebol, deixou um pouco a desejar (para aqueles que queria ver uma partida emocionante), o atlético fez um gol aos 45 minutos com Diego Tardelli, o Cruzeiro já em clima de férias não conseguiu ameaçar, nem apresentava forças pra fazer os 4 gols que lhe interessavam e o que restou para os espectadores foi mais uma contagem regressiva que uma final de campeonato, o que pro Atlético não tem nada de errado, fizeram por merecer e conquistaram o título de forma "antecipada", garantindo mais emoções e "Eu acredito" na Libertadores-2015.

Liga dos Campeões
Chegava enfim La Décima para o clube da capital espanhola, o time de Ancelotti, sempre favorito para a principal competição interclubes do mundo veio muito bem durante a fase de grupos, mata-mata até chegar às semifinais em um confronto crucial para a definição da competição, contra o Bayern de Munique.
Dois jogos onde os merengues se mostraram superiores o tempo todo em relação ao time de seu algoz em outros tempos, Pep Guardiola e se classificou com duas vitórias, sendo a segunda um verdadeiro baile em plena Allianz Arena com direito a quebra de recorde de gols em uma edição da competição por Cristiano Ronaldo (marcando seu 15º gol) e com gol de falta por baixo da barreira à la Ronaldinho Gaúcho, sem contar com os 2 gols de Sergio Ramos de cabeça, este que seria protagonista também na final da competição. O rival era um velho conhecido, o Atlético de Madrid, o vizinho pobre, com um investimento significativamente menor em seu elenco, mas que se notabilizou por apresentar na Liga dos Campeões como o time de libertadores. Com muita garra, muito empenho, disputando cada bola como se fosse a última e que não vendeu barato a conquista para seus maiores rivais, fizeram 1x0 com Godin e o placar se manteve até os minutos finais, até aparecer Sergio Ramos em mais um cabeceio salvador empatou a partida, levando para a prorrogação, dali em diante o jogo foi de um time só, o Real parecia ter mais fôlego e mais vontade de vencer e a vitória veio, com mais 3 gols (Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo) decretando o fim da competição, servindo de lição pra Diego Simeone, técnico do Atlético que forçou uma escalação de Diego Costa com menos de 10 minutos do primeiro tempo e o que lhe custou caro quando o time perdeu o gás na reta final da partida. Foi um placar mentiroso em relação ao que foi o jogo? Sim. Mas não se deve menosprezar tudo o que o Real Madrid fez para conquistá-lo.

Copa do Mundo
Mesmo com tudo o que foi dito anteriormente, o ano de 2014 também pode ser visto como "A copa e o resto". A copa do Brasil já prometia há tempos, desde quando as seleções foram definidas já era comentado o alto nível da competição que estaria por vir e a promessa não deixou a desejar. A copa do mundo foi um verdadeiro espetáculo do início ao fim, acredito que os black blocks tenham se arrependido do que disseram, após os jogos que aconteceram por aqui (to brincando, amigos revolucionários).
Tivemos algumas gratas surpresas durante o mundial, se o povo brasileiro estava encantado com o show que a torcida dava terminando o hino nacional à capela, o que dizer das torcidas de Chile, México e Argentina (Sim, nossos queridos hermanos) que deram verdadeiras lições de amor à pátria (e ao futebol), lotando estádios, chamando a atenção da imprensa mundial e que, sinceramente, não acredito que a torcida brasileira seja capaz de fazer por mais próxima que a copa seja.
Dentro de campo, Costa Rica, Chile e Bélgica, juntamente com a Colômbia, órfã de Falcao Garcia, mas com o surgimento de James Rodriguez (que viria a ser o artilheiro da competição) foram seleções que mostraram que não existe mais time bobo nesse mundo, prometendo ainda mais pra 2018. 

Argentina, França e Holanda apresentaram um excelente futebol, que mesmo passando por uma transição, mesclando a experiência e juventude mostraram que ainda são potência no futebol e que vão trabalhar duro pra continuar sendo, mesmo com esse aumento no nível do futebol mundial.
As grandes decepções da copa pra mim ficaram por conta de Espanha, que não apresentou 1% do que jogou na África do Sul e foi eliminado de forma precoce e melancólica, frustrando sua torcida e mostrando que de que nada adiantou toda a briga pela convocação de Diego Costa pro ataque; Cristiano Ronaldo, que não repetiu por aqui suas jogadas de Real Madrid, por pouco não saiu da copa sem marcar e não adianta vir com o argumento de que não joga sozinho, pois em momentos de glória pela seleção portuguesa o mesmo tornou popular o seu "Eu to aqui" e na competição pra valer pareceu não estar e caiu junto de seus fracos companheiros logo na primeira fase da competição.

Não sei se nossa seleção pode estar incluída como decepção, o 7x1 só serviu pra mostrar a todos uma tragédia que já estava anunciada, seja pelo baixo nível do nosso campeonato, seja pelos nossos jogadores que quando vão pra europa passam um ano sofrendo pra se adaptar ao futebol jogado lá, ou até mesmo pelo atacante que na principal competição do mundo é visto como "cone" e no campeonato nacional consegue a artilharia. O maracanazzo não veio, mas acredito que tomar de 2x1 numa final de copa não seria nada em relação ao que vimos naquele 8 de julho. 
Sem falar na gloriosa Alemanha, que deixou de ser uma seleção que jogava veio, apenas buscando o resultado e passou a apresentar um futebol vistoso, que era apontada como favorita (pelo menos por mim) desde a eliminação pra Espanha em 2010, confirmou seu favoritismo, vencendo de forma justa a maior festa do esporte na Terra.

Tivemos alguns momentos históricos como Mondragon, goleiro da Colômbia, que se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de copa do mundo, os gols antológicos de Van Persie e James Rodriguez, a mordida de Luis Suárez em Chiellini, a tecnologia no tira-teima na linha do gol... foram muitos e muitos momentos que fizeram da copa do Brasil, a Copa das Copas! Aguardamos ansiosamente por 2018.

And the FIFA Ballon D'or goes to...
Manuel Neuer, um dos melhores goleiros que vi jogar, uma verdadeira muralha dentro do gol, esse ano agarrou tudo o que veio em direção a sua meta, ou melhor, quase tudo.. Talvez aquela semifinal contra o Real Madrid, tomando 4 gols e sendo eliminado dentro de casa pode ser determinante para tirar o prêmio do goleiro Alemão, campeão do mundo, o que é um peso a mais na decisão (uma vez que Cannavaro já ganhou por esse motivo, em 2006)
Sobram então 2 candidatos ao prêmio máximo individual do futebol, 2 que já estamos enjoados (ou não) de ver nessa disputa: Messi e Cristiano Ronaldo.
O português foi peça fundamental na conquista da Liga dos campeões, que na minha opinião, teve como principal jogador Di Maria (que se transferiu para um Manchester United em transição e desde o meio do ano pra cá não se tem notícias), mas o seu recorde pesa e muito a seu favor; apesar de não ter feito uma boa copa do mundo, Cristiano começou a atual temporada com o mesmo ritmo do final da temporada passada e passa por uma fase artilheira que nunca tinha apresentado, atingindo médias altíssimas e um aproveitamento monstruoso em relação as oportunidades.
Messi surpreendeu o mundo ao ser eleito como o melhor jogador da copa, na minha opinião, Messi não foi o melhor jogador da seleção argentina (ficando atrás de Mascherano e talvez de, novamente ele, Di Maria) e ainda teria ficado atrás de nomes como Muller, Kroos, Robben, mesmo tendo jogado bem e sido decisivo em quase todas as partidas de nossos amados vizinhos. Pelo Barcelona, o recorde de maior artilheiro da história do campeonato espanhol tem o seu peso, mas o mau momento vivido no final da última temporada, a troca de técnicos e o início da atual temporada com um time ainda buscando uma identidade pesa contra La Puga.
Na minha opinião, o prêmio de melhor jogador de 2014 fica com Cristiano, merecidamente, mas é característico do Messi surpreender e Cristiano sabe disso, então não seria uma grande novidade se o argentino levasse o prêmio e seja lá quem sair vencedor, essa eleição vai agitar e muito o ano de 2015, muita gente boa já está pronta pra entrar nessa briga, são os casos de Robben, Ibrahimovic, Suárez, Agüero (sem lesões) e outros que vem mais atrás podem crescer e serem sérios candidatos nos próximos anos, como James Rodriguez, Pogba, Hazard e nosso glorioso Neymar (joga muito, esse Neymar).

Até 2015, um Feliz Ano Novo para todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário